Como realizar sondagem nasoenteral?

► Medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifóide e daí mais 30 a 40 cm marcando com esparadrapo. ► Lubrificar a ponta da sonda. ► Passar a sonda através de uma das narinas solicitar ao paciente que auxilie (quando possível) deglutindo a sonda quando passar pela faringe.

Qual o procedimento da sonda Nasogastrica?

Procedimento da introdução

  1. Injetar 20ml de ar na sonda e auscultar com estetoscópio, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos.
  2. Ver fluxo de suco gástrico aspirando com a seringa de 20ml.
  3. Colocar a ponta da sonda no copo com água, se tiver borbulhamento está na traquéia. Deve ser retirada.

Qual a medida da sonda nasoenteral?

A sonda nasoenteral tem comprimento variável de 50 a 150 cm, e diâmetro médio interno de 1,6mm e externo de 4 mm, com marcas numéricas ao longo de sua extensão, facilitando posicionamentos, maleáveis, com fio-guia metálico e flexível, radiopaca. A sonda nasoenteral é passada da narina até o intestino.

Quais as indicações da sonda nasoenteral?

Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. Contra-indicação: pacientes com desvio de septo e TCE.

Como passar uma sonda nasoenteral?

A sonda nasoenteral é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.

Qual é a diferença da sonda nasogástrica para sonda nasoenteral?

A sonda nasogástrica, também conhecida como sonda de Levine, é uma das mais usadas na área medicinal. Diferentemente da sonda nasoenteral, não possui fio-guia e não requer exame de raio X para verificar sua localização. Nesse procedimento, o tubo é introduzido pela narina e posicionado no estômago.

Porque o uso da sonda nasogástrica?

A sonda nasogástrica é um tubo fino e flexível, que é colocado no hospital desde o nariz até ao estômago, e que permite manter a alimentação e a administração de medicamentos em pessoas que não conseguem engolir ou se alimentar normalmente, devido a algum tipo de cirurgia na região da boca e garganta, ou devido a …

Como testar sonda nasoenteral?

No caso da Sonda Nasoenteral, o único meio de se certificar quanto à localização desta é através da realização do exame de RX de abdôme, para visualizar a localização da ponta radiopaca desta sonda, para então iniciar ou não a dieta com segurança para o cliente.

Como saber o número da sonda Nasogastrica?

Nasogástrica Curta:

  1. Números 04, 06, 08, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22 e 24.
  2. Produto mede cerca de 40 cm de comprimento.
  3. Conector, com tampa, na cor vermelha.

Quais as indicações para uma alimentação por Gavagem?

Alimentação forçada ou gavagem é a prática de alimentar é o método de introdução de alimentos líquidos no estômago através de um tubo colocado pelo nariz ou boca. Usado para alimentação de recém-nascidos ou animais de experimentação.

Quais as indicações para nutrição parenteral?

Há indicações específicas para a nutrição parenteral, sendo elas:

  • Interferência de doença de base em ingestão, digestão ou a absorção dos alimentos;
  • Estados hipermetabólicos como grandes queimados, pacientes sépticos, politraumatismo extenso, pancreatite aguda, fístulas intestinais de alto débito;

Quais são os procedimentos de sondagem?

Procedimento:SONDA NASO ENTÉRICA Objetivos: Administrar alimentos/medicamentos, via sondagem quando houver contraindicação ou impossibilidade de se utilizar a via oral fisiológica. Materiais: • Bandeja contendo 1 sonda enteral de Poliuretano ou de silicone de calibre apropriado; • 1 seringa 20 ml, bico slip • 1 pacote de gaze

Como faço para confirmar a localização da sonda?

25- Encaminhar o paciente para controle radiológico; 26- Após confirmar a localização da sonda pela radiografia, iniciar a nutrição/medicação. 25-Confirmar o posicionamento da sonda; 26-Prevenir iatrogenias decorrentes da incorreta localização da sonda.

Como colocar a sonda sobre o lado direito do corpo?

Oriente o paciente para andar ou coloque-o deitado sobre o lado direito do corpo durante pelo menos uma hora. Esse período permite que a sonda se mova através do piloro, pela ação da gravidade.

Como medir a extensão da sonda?

Medir a extensão da sonda, que deve ser realizada colocando seu orifício distal na ponta do nariz do paciente ao lóbulo da orelha e para baixo até o apêndice xifóide. Marcar este ponto. Para o posicionamento na segunda ou terceira porção do duodeno ou jejuno, acrescentar mais 20 a 25 cm (Taylor, Lillis, LeMone 2007) a esta medida;