Table of Contents
Porque refrigerante faz mal na gravidez?
O refrigerante faz mal na gravidez porque causa desconforto abdominal, contribui para o aumento de peso e pode provocar retenção de líquidos. Além disso, os refrigerantes à base de cola, como a Coca-Cola e a Pepsi, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia.
O que a Coca causa no feto?
Efeitos da cafeína na gestação e para o concepto: Os possíveis efeitos deletérios do consumo de cafeína durante a gestação e, consequentemente, sobre o feto, resultam em diminuição do crescimento fetal, baixo peso ao nascer (BPN), prematuridade, aborto espontâneo, restrição de crescimento intrauterino e malformações.
O que a cafeína pode causar na gravidez?
Durante toda a gestação é recomendado que a mulher não tome muito café, nem consuma diariamente alimentos ricos em cafeína, porque em excesso a cafeína pode causar sérias alterações como diminuição do crescimento do bebê e até mesmo prematuridade, porque o bebê pode nascer antes da data prevista.
Como substituir o café na gravidez?
A recomendação dos especialistas também é de tentar substituir esses alimentos e bebidas por versões menos cafeinadas, trocando o chá preto pelo chá de ervas, o café coado pelo solúvel ou descafeinado e o refrigerante de cola pelo guaraná ou mesmo pela água com gás.
O que o excesso de cafeína pode causar?
O consumo excessivo de cafeína pode causar overdose no organismo, provocando sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia. Além do café, a cafeína está presente em bebidas energéticas, em suplementos de academia, remédio, nos chás verde, mate e preto e nos refrigerantes do tipo cola, por exemplo.
Por que o refrigerante é indicado durante a gravidez?
Durante o período gestacional não são indicados o consumo de refrigerantes lights e diets por ter alta concentração de adoçantes. Outro ponto que o refrigerante pode ser responsável por maiores desconfortos na gravidez, é sobre o inchaço ou retenção de líquido responsável pelo sódio em sua composição.
Por que o refrigerante decola e guaraná devem ser evitados durante a gravidez?
Refrigerantes à base decola e guaraná devem ser evitados durante a gravidez por causa da cafeína, que se for consumida em excesso pode diminuir o crescimento do feto e parece estar relacionada com partos prematuros e abortos. Mesmo que o refrigerante seja “zero”, ele favorece a retenção de líquidos por ser rico em sódio,
Quais alimentos devem ser consumidos durante a gravidez?
Não só o refrigerante, mas todos os alimentos com grande teor de açúcar e cafeína devem ser consumidos moderadamente durante a gravidez, evitando assim problemas gerados pelo excesso de suas substâncias. Um dos problemas causados pelo uso da cafeína em excesso, é o risco de aborto principalmente no primeiro trimestre gestacional.
Por que os refrigerantes aumentam o desconforto gástrico?
Os refrigerantes também aumentam o desconforto gástrico das grávidas por causa do gás e contribuem para o aumento de peso e o desenvolvimento de diabetes gestacional, pois são ricos em açúcar.